-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: DIY: Chapéu de Pano

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DIY: Chapéu de Pano

     Oi gente! Como vocês devem ter lido no Facebook, eu fiz um chapéu de brim. O resultado ficou bem legal, então resolvi compartilhar com vocês!


     Você vai precisar de:
- Tecido firme (eu usei brim);
- Agulha, linha, máquina de costura;
- Tesoura, giz (ou qualquer coisa para marcar o tecido), fita métrica, alfinetes;
- Viés ou overlock (opcional, para melhor acabamento).


     Primeiro, tire as medidas. Meça o contorno da sua cabeça, o tamanho da aba desejado e a altura do chapéu. Divida o valor do contorno da cabeça por 6 e esse será o seu raio menor. Adicione a largura da aba, esse será o seu raio maior.


     Para fazer a aba, dobre o tecido na metade, e trace as circunferências. Eu marquei um centro e então, com uma régua, fui colocando os cms até virar um círculo. Assim:
     Risque e costure o tecido sempre do avesso.


     O círculo menor é o com o raio menor e o maior, com o raio maior. Na hora de cortar, deixe sobrar 1cm e não esqueça de juntar os tecidos com alfinetes para não sair do lugar.


     Então, para as próximas partes, só use um tecido, sem dobrá-lo. Você vai fazer um círculo com o raio menor e uma faixa com a altura desejada e o comprimento do contorno da sua cabeça.

No meu caso, eu não tinha um tecido muito comprido para a faixa, então dobrei no meio e fiz metade/metade.
     Não esqueça de sempre deixar 1cm para costurar. Se quiser um acabamento melhor, pode passar a overlock em todas as bordas.
     Então, alfinete, alinhave e costure a circunferência maior da aba e as alturas da faixa.


     Com a faixa costurada, pegue um dos comprimentos e costure com o círculo na linha tracejada. Para facilitar, marque os 4 polos do círculo (metade e depois metade) e o mesmo com a faixa, e primeiro alfinete esses pólos para depois alfinetar tudo. Como é uma curva, é melhor colocar os alfinetes na vertical.


     Depois de alinhavado e costurado, ao desvirar as peças, vão ficar assim:


     Então, desvire de volta só a aba e alfinete junto com a faixa um dos lados da aba, usando a mesma técnica anterior.


     Depois de costurado. Passe ferro para ficar tudo no lugar e costure a borda da aba. Depois, costure o lado solto da aba com o costurado, juntando tudo. E se quiser, coloque viés nas partes que estão desfiando.


     O resultado é esse!


     E eu divando o chapéu:
Hahahahahhahahaha, desculpaí galera!

E aí, gostaram? Eu sei que é meio difícil, mas eu adorei fazer <3 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥