-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Lápis e Papel: Como desenhar rosto - olhos, boca, nariz, alinhamento

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Lápis e Papel: Como desenhar rosto - olhos, boca, nariz, alinhamento

     Oi gente! Hoje vim mostrar algumas técnicas e dicas para desenhar olhos, boca e nariz, e também como alinhar todos esses elementos no rosto.
     Dica 1: Observe - O desenho de observação é o mais eficiente, você aprende mais, percebe os detalhes e não se apega só as regras, técnicas. Eu aprendi tudo assim, observando. Pegue uma foto ou peça para um amigo servir de modelo e comece a desenhar.
     Dica 2: Treine - Quanto mais repetir o desenho, mas bonito ele fica. Você acaba percebendo os erros e aperfeiçoando.

     Alinhar elementos no rosto: Para isso tem uma técnica, que você não precisa seguir se já sentir confiante, mas que fica mais fácil de localizar e organizar tudo.

     1. Desenhe um oval.
     2. Trace as linhas guias, uma central, uma para a altura dos olhos, outra para boca. O rosto que estou desenhando é um que está reto e centralizado.
     3. Desenhe 2 traços saindo no ovo para o traço central, formando um queixo, e o espaço para as orelhas, olho abaixo da linha dos olhos.
     Se o rosto estiver em outras posições, é só ir configurando as linhas:

     Olhos: Vou ensinar um jeito fácil, que eu gosto muito de fazer, para desenhar olhos "realísticos". Gosto de usar um lápis claro para o rascunho, lapiseiras para os detalhes e borrachas de diferentes grossuras e tamanhos.

     Comece com o contorno e faça um círculo no centro e o côncavo. Faça mais detalhes.
     Para a íris, uma dica legal é pegar a lapiseira e ir fazendo traços leves, começando da borda do círculo e afinando ao chegar na pupila. Depois é só dar uma leve borrada com o dedo para ficar mais blended. Com a lapiseira faça os cílios, do mesmo jeito que a íris, com traços leves e firmes, afinando na ponta. Faça as sombras e luzes, com um lápis de leve, borrando e borracha, respectivamente. Um toque lá, outro acolá e pronto!
     Para as sobrancelhas, trace o contorno e com a lapiseira faça traços curtos imitando o pelo das sobrancelhas, de uma borrada e faça mais por cima.

     Nariz: Acho que é o mais relativo de todos. Os narizes são todos muito diferentes! Por isso acho que vale mais a pena aprender a desenhar observando que aprender a técnica. Para o nariz, eu faço 2 traços e 3 círculos, e então, vou aperfeiçoando, com sombras.

     Boca: Para a boca, eu faço 4 pimentinhas e um ovo. Faço o contorno e então linhas, seguindo o fluxo das pimentinhas, bem de leves para dar corpo. Depois borro de leve e escureço as bordas. Também dou uma esfumada e reforço as linhas.

     Juntando tudo:
     Eu fiz esses faz um tempo, então dá para ver que algumas coisas estão meio tortas ou zuadas, hehe.

     Essas foram umas dicas para vocês, mas cada um tem o seu jeito de desenhar. O legal é encontrar o seu depois de treinar bastante :)






33 comentários:

  1. As vezes gosto de desenhar , mas ñ tenho muito talento rs

    passarosjanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. De todos os métodos de desenhar rostos que já vi, este é o mais fácil e mais pratico. Muito legal Paola.

    ResponderExcluir
  3. Paola como vc desenha bem !! parabéns.. *w*

    ResponderExcluir
  4. Paola como vc desenha bem !! Parabéns *w*

    ResponderExcluir
  5. adorei seus desenhos sao lindos parabens

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu soi boa em desenhar olhos, mas o resto eu era horrível!! Esse tutorial me ajudou muito! Adorei :D (Vc desenha muito bem)

    ResponderExcluir
  7. Esses desenhos são feitos com modelos ou são e memória?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dois que postei eu copiei de fotos (que é mais fácil), mas também faço de memória e com modelo :)

      Excluir
    2. Adorei as dicas paola

      Excluir
  8. Nossa Paola tu desenha muito bem, e com as dicas que tu deu me ajudou muito

    ResponderExcluir
  9. Incríveis seus desenhos,ajudaram muito parabéns vc desenha mto bem e foi uma ótima ajuda!

    ResponderExcluir
  10. Seus desenhos são perfeitos ! Você ensina de um jeito bem simples , ótimo para aprender ! Vou treinar muitooo !
    bjokas :*

    ResponderExcluir
  11. Gostei imensamente do seu artigo, tá bastante completo e os desenhos também estão muito bem trabalhados, ainda não conhecia seu trabalho e nem seu site. A partir de agora estou seguindo, dicas de como desenhar são sempre bem vindas.
    Visite meu site, se quiser podemos fazer parceria ou trocar links, um abraço e parabéns de mais uma vez!

    ResponderExcluir
  12. Desenha mais pra gente Paola , seus desenhos sO incriveis mim ajudou bastante , Adooorei

    ResponderExcluir
  13. Me ajudou muito, parabénns!

    ResponderExcluir
  14. consegui desenhar muito bem obrigado

    ResponderExcluir
  15. Consegui desenhar muito bem obrigado

    ResponderExcluir
  16. Paola vc desenha muito bem e obrigado mesmo meu professor de artes é péssimo em ensinar e vc me ajudou a fazer um trabalho pra escola obrigado ^^

    ResponderExcluir
  17. Desenha muito Linda!!!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  18. Poxa e o jeito mais facil que eu ja vi me ajudou mt

    Mt obrigada Paola

    **

    ResponderExcluir
  19. Eu só não consegui fazer a boca...):

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada msm...

    ResponderExcluir
  21. Nossa,VC ta de parabéns,VC desenha muito bem!Me considero uma boa desenhista,e com as dicas que vc deu,vai me ajudar ainda mais(não sei desenhar olhos muito bem).Obrigada pela dica.
    Obs:Quantos anos vc tem?(só pra saber).

    ResponderExcluir
  22. muito bem , legal amei , vc desenha mt bem !
    obg ! me ajudou mt .. antes eu não tinha talento pra desenhar mais depois de suas dicas conseguir desenhar alguns traços legais dai fui descobrindo os meus ... bom pra todas qe qerem aprender a desenhar basta atenção paciencia e pratica foi isso qe eu usei ! mas uma vez obg !

    ResponderExcluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥